A vereadora Professora Josete propôs diversas audiências e seminários sobre temas LGBT durante seus mandatos na Câmara Municipal de Curitiba, enfrentando o conservadorismo e o preconceito da casa legislativa municipal.
Num deles, em 2015, pelo Dia Municipal de Combate à Homofobia, Lesbofobia, Bifobia e Transfobia, foram propostas ações para vencer a violência contra gays, lésbicas, transexuais e travestis em Curitiba.
Na votação do Plano Municipal de Educação, Josete foi a única vereadora a lutar contra emendas que tentavam retirar a diversidade na escola. As emendas, infelizmente aprovadas, reforçam a exclusão de pessoas do espaço escolar e a discriminação.
Em 2016, a vereadora também propôs um projeto de lei que concedia o título de utilidade pública ao Instituto Brasileiro de Diversidade Sexual, o IBDSEX, organização não-governamental que patrocina o Grupo Dignidade, institução que atua há 24 anos na luta contra a homofobia, promovendo a cidadania LGBT. A bancada fundamentalista, no entanto, articulou para que o projeto fosse retirado da pauta.
Se novamente eleita, Professora Josete irá lutar contra a discriminação e o preconceito nas escolas de Curitiba.
Para Josete, a escola deve ser um espaço de acolhimento, e não de ódio.