O coletivo do mandato da vereadora Professora Josete começou a distribuir nesta semana a cartilha “A carreira das Professoras e Professores da Educação Infantil”. Produzida pelo mandato, a cartilha traz um levantamento histórico de toda a luta dos professores e professoras da educação infantil por seus direitos ao longo de décadas. Partindo dos anos 70, quando começam as reivindicações pela qualificação do quadro funcional, passando pela inclusão do dever do estado de garantir educação às crianças de zero a seis anos de idade na constituição de 1988, o material relembra momentos importantes da trajetória de homens e mulheres interessados em garantir uma educação de qualidade para as crianças no Brasil e em Curitiba.
“Nós sentimos que relembrar as conquistas que já tivemos na educação infantil de Curitiba era uma demanda que existia na categoria. É uma história bonita, de muito sacrifício, que agora temos o prazer de contar”, explica a vereadora.
O ponto de partida do material foi a aprovação, em 2014, do plano de carreira de professoras e professores da educação infantil – que, vale lembrar, passaram a ser chamados desta maneira, de forma isonômica com o magistério, apenas a partir de outro projeto de lei aprovado na mesma data; antes, a nomenclatura usada era “educadores” e “educadoras”. A Lei com o plano de carreira, que trouxe avanços como o direito à aposentadoria especial e uma forma específica e pertinente à categoria de avanço na carreira e na formação, está na íntegra dentro da cartilha.
“Somente conhecendo os desafios que tivemos que superar no passado podemos refletir e buscar conquistas ainda maiores no presente e no futuro. O Plano de Carreira foi uma vitória histórica, pois essa valorização era uma reivindicação de muitos anos da categoria. Professores e professoras conquistaram este plano de carreira com muita luta.”, define Josete.
A cartilha está sendo distribuída pelo coletivo do mandato nos locais das palestras da Semana Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação. Quem não tiver a oportunidade de conseguir a cartilha nos locais pode entrar em contato com o mandato ou visualizar o conteúdo online clicando aqui.