Professora Josete entrega o diploma a uma das formandas. Foto: Jader Rocha
Professora Josete entrega o diploma a uma das formandas. Foto: Jader Rocha

Os Liceus do Ofício passaram a ser responsabilidade da Secretaria de Trabalho e Emprego de Curitiba em dezembro de 2014. Desde então, o foco dos cursos passou a ser a inclusão social através do trabalho e do emprego. Agora, os Liceus do Ofício formaram a primeira turma com essa nova visão. Feitos em parceria com o Senai, os cursos formaram 670 pessoas de forma gratuita em diversas áreas, com carga horária de curta duração, perto de 160 horas. A formatura foi no último dia 17, no salão nobre da Prefeitura.

A Secretaria do Trabalho espera que, com os cursos, as pessoas possam ter mais facilidade para entrar no mercado de trabalho. Além disso, a expectativa é que os formandos continuem se especializando através de outros cursos. “Hoje marcamos uma virada em Curitiba, sobre o que significa entrar no mercado de trabalho qualificado”, disse a vice-prefeita de Curitiba e secretária municipal do trabalho e emprego, Mirian Gonçalves, em entrevista ao site oficial da Prefeitura.

Presente na formatura dos Liceus, a vereadora Professora Josete defende a nova abordagem que utiliza a qualificação voltada para a inclusão social. “Defendo o trabalho digno para todos e todas, por isso fiz questão de prestigiar a formatura. Os Liceus do Ofício estão oferecendo novas oportunidades para pessoas que estão buscando qualificação ou até mesmo o primeiro emprego”, aponta.

Entre os cursos que formaram alunos nessa metade de ano estavam os de Assistente de Planejamento e Controle da Produção, Auxiliar de Eletricidade Predial, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Panificação, Costureiro (a) Sob Medida e Operador de Computadores. Outros cursos com a parceria do Senai estão com as vagas abertas para o segundo semestre. As matrículas são realizadas diretamente nos Liceus de Ofício. Os candidatos interessados deverão levar uma cópia do RG, CPF, comprovante de endereço (cópia da conta de luz ou de água) e comprovante de escolaridade. Os cursos são gratuitos.

Leave a Comment

Fale com a Jô