Conselheiros e conselheiras tutelares de diversas regiões de Curitiba estiveram presentes hoje na Câmara Municipal. Os representantes foram homenageados na tribuna livre, que nesta quarta-feira foi realizada em função dos 24 anos da criação do Estatuto da Criança e do Adolescente, promulgado no dia 13 de julho de 1990. O presidente do Conselho Tutelar de Curitiba, Roger Abade, falou em nome da instituição.
Entre os pontos abordados por Abade, esteve a importância de se reconhecer qual é o verdadeiro papel do conselho. “As pessoas têm essa interpretação errônea de que o Conselho Tutelar é uma válvula de escape para quando a criança ou o adolescente está em uma situação difícil em casa. Isso não é verdade. O papel do Conselho Tutelar é garantir os direitos de crianças e adolescentes, trabalhando junto com o poder público para garantir a efetivação de políticas públicas voltadas para estes jovens”, esclareceu.
A vereadora Professora Josete salientou o debate muitas vezes polêmico que acontece na Câmara a respeito da diminuição da maioridade penal. “Tenho uma posição firme contra a diminuição da maioridade penal. É preciso ter a garantia de que os jovens que, infelizmente, cometam algum crime, sejam encaminhados e cumpram as medidas sócio-educativas cabíveis”, apontou.
Roger Abade ratificou o posicionamento da vereadora. “O Conselho Tutelar de Curitiba entende que o que os adolescentes precisam são políticas públicas que ofereçam oportunidades e evitem que eles entrem no mundo do crime. Um país que não cuida de seus jovens é um país sem futuro”, finalizou.