Teve início nesta quarta-feira, dia 23 de abril, uma mobilização histórica dos(as) professores(as) e funcionários(as) de escola da rede pública estadual de ensino do Paraná: uma greve geral da categoria e um acampamento em frente ao Palácio Iguaçu. A primeira atividade do acampamento foi um Ato Público, às 10h.

A decisão da greve, retirada pela grande maioria presente na última assembleia dos(as) educadores(as), foi motivada pela lentidão do governo em responder demandas urgentes (a exemplo de um novo modelo de atendimento à saúde), pelo não cumprimento da palavra dada nas negociações (a exemplo da não implementação dos 33% de hora-atividade para o magistério no início do ano letivo de 2014) e pela adoção de medidas que punem a categoria (como osdescontos no auxílio-transporte). Diante da insensibilidade do governo estadual, os(as) educadores(as) não tiveram opção e partem, agora, para uma greve geral por tempo indeterminado.

O acampamento, em frente ao Palácio Iguaçu, será um lembrete permanente da luta dos(as) educadores(as) por melhores condições de trabalho, por respeito aos direitos assegurados por lei e pela busca de uma educação de qualidade para os(as) estudantes. Também serão realizados atos regionais, coordenados pelos Núcleos Sindicais da APP-Sindicato. O objetivo é envolver os(as) educadores(as) de todo o Paraná na mobilização, para pressionar o governo a atender a pauta prioritária da categoria. É fundamental que os(as) educadores(as) de Curitiba e Região Metropolitana participem, em peso, do acampamento, que será um local privilegiado de divulgação da greve para toda a sociedade. Também estarão presentes, no local, representações dos(as) trabalhadores(as) da Educação do interior do Estado.

Saúde mental dos(as) professores(as) – Diante do impasse gerado por quem deveria, mas não tem nenhuma ação no sentido de reverter a situação em que se encontram hoje os(as) educadores(as) da rede estadual de ensino, que estão adoecendo cada vez mais, é que damos continuidade ao trabalho iniciado com a Pesquisa sobre o “Sofrimento Mental dos Professores(as) da Rede Estadual de Ensino do Paraná”, com o lançado um vídeo com depoimentos de professores(as) sobre suas experiências com o adoecimento e sofrimento metal no trabalho, bem como do professor Guilherme Souza Cavalcanti de Albuquerque do Núcleo de Estudos de Saúde Coletiva da UFPR-NESC. O lançamento será feito no dia 23 de abril a partir das 20h no acampamento da greve, em frente ao Palácio Iguaçu.

Seminário de Funcionários – No dia 25 de abril, os(as) funcionários(as) de escola têm um compromisso para lá de importante: em plena greve geral, categoria participará do Seminário Estadual de Funcionários(as) de Escola. A atividade será realizada em frente ao Palácio Iguaçu, no acampamento da greve. É fundamental a participação dos(as) educadores(as) de todo o Estado. No encontro, além do fortalecimento público do movimento grevista, os(as) funcionários debaterão os aspectos específicos da pauta de reivindicações que envolvem o segmento. Confiraaqui a programação.

SERVIÇO

Acampamento da greve: em frente ao Palácio do Iguaçu
Dia 23 de abril
20h – Lançamento do vídeo sobre saúde mental dos(as) professores(as)Dia 25 de abril

8h – Seminário Estadual de Funcionários(as) de Escola

Leave a Comment

Fale com a Jô