A Câmara Municipal de Curitiba realizou na manhã de hoje, 27 de março, uma audiência pública pelo fim da violência contra a mulher. A atividade proposta pela Força Sindical teve como tema “Solidariedade Mulher – Pelo Fim da Violência”.
“O objetivo da Campanha Março Laranja é que as mulheres em risco ou situação de violência tenham mecanismos para se proteger”, informa Regina Guimarães (foto abaixo), presidenta do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria do Vestuário – Sintravest. A campanha é para que as cidades tenham e funcionem as Secretarias de Políticas para as Mulheres, os Conselhos Municipais de Direitos da Mulher, as Delegacias especializadas para atender às mulheres e a Defensoria Pública. É preciso fortalecer onde já existem.
Audiências públicas similares foram realizadas em São José dos Pinhais, Colombo, Araucária, Campo Largo, Fazenda Rio Grande, Pontal do Paraná e Matinhos.
A vereadora professora Josete participou da audiência dando seu apoio à Campanha Março Laranja. Em seu pronunciamento, a vereadora ressaltou a importância de políticas que ampliem a participação das mulheres em todos os segmentos. “É preciso vencer a estrutura patriarcal da sociedade que por milênios oprimiu as mulheres e hoje ainda se reflete na vida pública. Exemplo é a desigualdade na ocupação de espaços como a Câmara Municipal, onde as vereadoras são apenas 5 entre 33 parlamentares”.
Josete destaca também que as políticas de apoio à mulher vêm avançando, com a Secretaria da Mulher de Curitiba e com o forte apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República. “Entre as medidas podemos citar a unidade móvel entregue agora, no dia 20 para atender ocorrências nas regionais, região metropolitana e no litoral; a Casa da Mulher Brasileira, que será construída; a Patrulha Maria da Penha, com mulheres e homens da Guarda Municipal treinados para atuar nos casos de violência contra a mulher”, relaciona a vereadora.