As mulheres vítimas de violência têm agora um apoio a mais. A ministra Eleonora Menicucci veio a Curitiba e na manhã de hoje, 20, e entregou uma unidade móvel para atender às mulheres do campo e das florestas em situação de violência.

As unidades móveis são ônibus adaptados e equipados com duas salas para acolher as denúncias das mulheres vítimas de violência e para prestar o primeiro atendimento. O ônibus vai circular pelas regionais e pelas cidades da Região Metropolitana e do litoral.

O modelo de atendimento é multidisciplinar, com profissionais das áreas de serviço social, psicologia, atendimento jurídico e segurança pública, permitindo a interação efetiva dos diversos serviços.

A vereadora professora Josete acompanhou a solenidade ocorrida no Parque Barigui. Estiveram presentes o prefeito municipal Gustavo Fruet, a senadora Gleisi Hoffmann, a secretária nacional de Enfrentamento da Violência Contra a Mulher Aparecida Gonçalves e a secretária da Mulher de Curitiba, Roseli Isidoro.

Este projeto foi anunciado pela presidenta Dilma em 2011 e atende a uma reivindicação da Marcha das Margaridas. Estão sendo entregues dois ônibus para cada estado e o Distrito Federal, num total de 54 unidades.

A unidade móvel desenvolverá ações de prevenção, assistência, apuração, investigação e enquadramentos legais, tendo por norte os eixos do Pacto Nacional pelo Enfrentamento da Violência Contra as Mulheres. Terá, ainda, função educativa, com a promoção de palestras e esclarecimentos sobre a Lei Maria da Penha e sua aplicação.

Leave a Comment

Fale com a Jô