A Câmara dos Vereadores de Curitiba retomou hoje (3) as atividades legislativas, depois de um mês e meio de recesso. A primeira sessão de 2014 teve uma particularidade: o presidente da casa, Paulo Salamuni, assume interinamente a Prefeitura da cidade até o dia 5 de fevereiro, em função de viagens oficiais do prefeito Gustavo Fruet e da vice-prefeita Mirian Gonçalves. Salamuni fez um pronunciamento na manhã desta segunda valorizando o trabalho da Câmara no ano passado e passando a presidência da casa para o vice, Tito Zeglin.
Nos próximos dias, tanto dentro quanto fora da Câmara, os vereadores já têm desafios importantes que irão pautar as discussões no resto do ano. Nos dias 4, 5 e 6, a Secretaria de Educação promove a Semana Pedagógica. O evento será realizado no Teatro Guairá, no Centro de Convenções e no Teatro Positivo. Serão apresentações, palestras e discussões acerca da escola pública, englobando o material didático, o planejamento e o projeto pedagógico. “Precisamos lembrar que a Semana Pedagógica foi uma solicitação dos professores e trabalhadores das escolas, lá na década de 80. É uma conquista dos trabalhadores que deve ser muito valorizada”, acredita Professora Josete, que estará presente em todos os locais do evento.” É muito importante a presença de todos e todas. Não só professores, mas todos os trabalhadores de escola. Todos educam e devem isso aos alunos: é um direito dos estudantes serem ensinados por profissionais capacitados”.
Além disso, Josete destaca outro fato importante neste início de atividades legislativas: os desdobramentos do relatório do Tribunal de Contas acerca da tarifa do transporte público em Curitiba. Depois da CPI do transporte Público, que no ano passado apresentou resultados importantes, Josete acredita que agora o papel dos vereadores é acompanhar com atenção o relatório do TCE. “Além de lutar por uma tarifa mais justa, precisamos também mobilizar a população para cobrar das empresas essa diminuição”, acredita.