Vereadoras do PT cobram regularização de energia elétrica em ocupações da CIC

As vereadoras Professora Josete e Carol Dartora (PT) encaminharam solicitação à presidência da Companhia de Habitação de Curitiba (Cohab) para que apresente um estudo sobre a viabilidade de instalação de rede de energia elétrica nas ocupações Dona Cida, Tiradentes, 29 de Março e Nova Primavera, situadas na Cidade Industrial de Curitiba (CIC).

A regularização de energia elétrica no complexo é uma reivindicação antiga das comunidades. Há três anos os moradores pedem que a situação seja resolvida pelo poder público. Em reuniões com lideranças das ocupações, a Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) já admitiu interesse na regularização, porém é preciso uma autorização da Prefeitura de Curitiba.

No ofício ao presidente da Cohab, as vereadoras destacam que mais de mil famílias vivem no complexo de ocupações, em moradias precárias e que as mesmas necessitam de melhorias de parte do poder público. Elas citam a Lei Orgânica de Curitiba que prevê que cabe ao município “promover programa de construção de moradias e melhoria de condições habitacionais de infraestrutura e saneamento básico”.

A regularização de serviços essenciais nas ocupações da CIC ganha peso em Nota Técnica do Ministério Público do Paraná (MP-PR), que destaca que o fornecimento de energia elétrica às comunidades atende o princípio de dignidade humana e moradia digna e contribuirá para evitar riscos de acidentes e o uso irregular de energia elétrica.

Além de cobrarem a regularização da energia elétrica, Professora Josete e Carol Dartora solicitaram à Companhia de Habitação informações sobre projetos de regularização fundiária do complexo de ocupações da CIC. Em reunião no dia 10 de fevereiro, a Cohab se comprometeu à receber os ofícios e encaminhar as documentações aos mandatos.

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart