O novo plano de carreira do magistério municipal e a mudança da nomenclatura dos cargos dos educadores e educadoras de Curitiba foram apresentados à Câmara Municipal pelo prefeito Gustavo Fruet na tarde de ontem (01). Os projetos começam a tramitar nas comissões a partir de agosto, quando acaba o recesso parlamentar.

As alterações nas carreiras do magistério corrigem algumas aberrações que professores e professoras precisam enfrentar. Atualmente, por exemplo, é preciso trabalhar 89 anos para se chegar ao topo da carreira. No novo projeto, o tempo é longo – 25 anos -, mas não impossível de ser cumprido. Mesmo com os avanços, o projeto ainda não atende por completo as reivindicações dos trabalhadores.

A chegada desses projetos à Câmara representa um grande avanço, mas estaremos atentos para as reivindicações dos servidores e servidoras, para conquistarmos ainda mais dentro do que for possível”, garante a vereadora Professora Josete. “Como professora e servidora pública, sempre acompanhei as reivindicações dos trabalhadores e trabalhadoras da educação. Continuaremos na luta em defesa dos direitos de quem educa”, apontou.

A principal insatisfação de professores e professoras é em relação ao tempo de implantação do novo plano. A Prefeitura de Curitiba estabeleceu um prazo de 24 meses para a implantação, enquanto trabalhadores e trabalhadores solicitam que o processo ocorra ainda em 2014.

Professores de educação infantil

A partir do projeto encaminhado pela Prefeitura, que altera a Lei nº 12.083/2006, educadores e educadoras passam a ser chamados de “professores de educação infantil”. De acordo com o poder executivo, essa mudança permitirá que os trabalhadores possam receber benefícios que até agora não eram permitidos, como a aposentadoria especial.

Educadores e educadoras ainda lutam pela construção de seus novos planos de carreira. A principal reivindicação é a isonomia em relação ao magistério municipal. Na próxima sexta-feira (4), uma nova mesa de negociação entre o Sismuc e a Prefeitura deve acontecer para discutir o plano.

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