Professora Josete homenageia mulheres com atuação na defesa dos direitos humanos

Com parte das celebrações alusivas ao Dia Internacional da Mulher, a Câmara Municipal de Curitiba realizou na noite de sexta-feira (6) uma sessão solene que homenageou 29 mulheres que atuam em diversas áreas no município. Os nomes foram sugeridos pelas oito vereadoras que compõe a bancada feminina. Cada uma delas indicou quatro mulheres.

O mandato da Professora Josete (PT) homenageou mulheres com atuação na área da defesa dos direitos humanos – em especial na defesa da criança e do adolescente e da população LGBTI+ – e na área da pesquisa e luta contra o preconceito e o racismo. De acordo com a parlamentar, as escolhas seguem o critério de buscar dar visibilidade à luta de mulheres que simbolizam a representatividade e a diversidade da mulher trabalhadora.

“É importante que mulheres realmente de luta estejam representadas, ocupem esse espaço e recebam essa honraria do Legislativo. Nossas escolhidas são guerreiras, que são referências em suas áreas de atuação, especialmente pela defesa dos direitos humanos, da diversidade e contra o racismo”, disse Josete, destacando o caráter de reflexão e denúncia do 8 de Março.

Confira abaixo os currículos das homenageadas do mandato.

Karollyne Nascimento – Coordenadora no Transgrupo Marcela Prado. Membra consultora na Comissão de Violência de Gênero da OAB (CEVIGE); Conselheira no Conselho Permanente de Direitos Humanos (COPEDH); Conselheira no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher; Conselheira Municipal de Saúde; Membra do COMITÊ LGBTI da SEJUF; Membra do Conselho de Segurança da Área Central (Conseg); Membra Consultiva no GT de Trabalho do DEPEN; Membra do Comitê de Saúde Integral LGBTI da SESA.

Léo Maria Spercoski Ribas – Conselheira Nacional do CNCD/LGBT; Conselheira Estadual de Saúde do Paraná 2012/2013; idealizadora e fundadora do Fórum Paranaense de Gênero e Diversidade Sexual; Articuladora Nacional da Liga Brasileira de Lésbicas 2009/2014; Defensora dos Direitos Humanos das Populações Vulneráveis há 22 anos; atual Articuladora Estadual da Liga Brasileira de Lésbicas do Paraná; Idealizadora, Fundadora e Articuladora Nacional da Rede LésBi Brasil; Conselheira Consultiva da Ouvidoria Geral da Defensoria Pública do Estado do Paraná e Conselheira Municipal de Políticas para as Mulheres de Curitiba.

Lucimar Rosa Dias – Professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR) atuando na graduação e no Programa de Pós-graduação em Educação na Linha Educação, Diversidade, Diferença e Desigualdades sociais. Doutora pela USP e mestra pela UFMS com graduação em Pedagogia. Foi coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFPR (2014-2019); vice-coordenadora do GT 21 – Educação e Relações Étnico-Racial da ANPEd (2017-2019) e vice-coordenadora do Curso Presencial de Pedagogia (2018-2019). Atualmente coordena o ErêYá – Grupo de Estudos, Pesquisas e Ensino em Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER). Atual na formação de professores/as com ênfase na educação infantil, nas metodologias de trabalho com crianças sobre diversidade étnico-racial e estudos sobre a mulher negra e educação.

Maria Meira – Militante na área da infância desde a elaboração do anteprojeto do Estatuto da Criança e do Adolescente; Articuladora Estadual no Paraná do Movimento Nacional Meninos e Meninas de Rua; Militante fundadora do Fórum Nacional de Defesa dos Direitos da criança e do Adolescente; Fundadora do Fórum Estadual de Defesa de Crianças e Adolescente; Fundadora do Fórum de Curitiba e Região Metropolitana dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Conselheira Tutelar de Curitiba por duas gestões na regional Portão; atual Coordenadora da Associação Nacional Criança não é de Rua (CNER).

Foto: Júlio Carignano

There are no comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart