Professora Josete destaca ações de combate à discriminação contra a população LGBTI

A vereadora Professora Josete (PT) enalteceu nesta segunda-feira (20/5), na Câmara Municipal de Curitiba, ações afirmativas que combatam a discriminação e violência contra a população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexo (LGBTI). Ela lembrou que no dia 17 de maio foi a passagem do Dia de Combate à Homofobia e LGBTfobia e que entre os dias 17 e 28 de maio é celebrado o ‘Mês da Diversidade’ na capital paranaense.

Ao destacar a necessidade da elaboração de políticas públicas, a parlamentar alertou para o aumento da violência contra a população LGBTI ao longo dos últimos anos. “Para termos uma ideia, em 2000, o número de pessoas LGBTI mortas vítimas de preconceito e discriminação foi 130. Em 2018 esse número chegou a 346”, citou a vereadora, baseando-se em dados do Grupo de Gay da Bahia (GGB), que há 38 anos coleta estatísticas de assassinatos contra à população LGBTI.

O levantamento aponta ainda que a cada 19 horas um LGBTI é assassinado ou se suicida no país. Destas vítimas, a maioria é menor de 18 anos, 41,2%;  32,9% têm idade entre 18 e 25 anos; e 5,7% entre 26 a 40 anos. “A causa desses crimes é ódio ao diferente, ódio àquele que está fora do ‘padrão’ imposto pela sociedade heteronormativa. Não podemos tolerar que isso ainda aconteça. Não podemos tolerar qualquer tipo de violência por discriminação e preconceito”, comentou Josete.

A vereadora enalteceu iniciativas da Prefeitura de Curitiba, em especial a campanha publicitária lançada na semana passada com o mote “Respeito” e a realização do I Jogos da Diversidade, que acontecerá no próximo fim de semana. Ela destacou o trabalho de Allan Johan, assessor de Políticas de Diversidade Sexual da Prefeitura, nessas ações.

Para terminar, Professora Josete lembrou da audiência pública de iniciativa da Comissão de Direitos Humanos e Defesa da Cidadania da Câmara, que debaterá iniciativas ao combate à LGBTfobia. A reunião acontecerá nesta terça-feira (21), a partir das 14h, no auditório do Anexo II da sede do legislativo.

Foto: Rodrigo Fonseca/CMC

There are no comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart