Professora Josete apresenta Moção de Apoio à permanência da SESAI na atenção à saúde indígena

A vereadora Professora Josete (PT) protocolou na sexta-feira (29) uma moção de apoio e solidariedade à política nacional de atenção à saúde dos povos indígenas sob competência da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), vinculada ao Ministério de Saúde. Durante semana diversos atos com a participação de inúmeros povos e comunidades aconteceram por todo país contra a proposta do governo Jair Bolsonaro (PSL) de municipalização do atendimento.

Foram registrados pelo menos 30 atos em ao menos 18 estados brasileiros. Essas mobilizações obrigaram o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, a receber lideranças indígenas em Brasília na quinta-feira (28). Na audiência ele anunciou o recuo da proposta de desmembrar a Sesai e modificar o modelo de atendimento à saúde nas comunidades.

Apesar do recuo os indígenas seguem em estado de alerta e mantendo algumas mobilizações, como um acampamento montado em Curitiba. É diante deste contexto de alerta que a vereadora apresentou seu requerimento, como forma da Câmara Municipal de Curitiba também posicionar-se de forma oficial sobre o assunto. “É importante que as câmaras muncipais, assembleias legislativas, se posicionem em apoio à permanência do atendimento indígena por parte da Sesai. Esse é um desejo dos próprios municípios e estados”, aponta Josete.

Do documento assinado pela vereadora é destacada a necessidade do prefeito de Curtiba Rafael Greca (DEM) também declarar apoio à permanência da Sesai, bem como já feito oficialmente por entidades e associações municipalistas e assim como se comprometeu o governador Ratinho Jr por meio de sua chefia de gabinete em reunião com indígenas em frente ao Palácio Iguaçu. O requerimento de moção de apoio de autoria será lido e debatido na sessão desta segunda-feira (1º) no legislativo municipal.

Foto: Julio Carignano

There are no comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart