Saúde

Vereadora cobra equidade na política de vacinação de Curitiba

Um dos grandes desafios em uma pandemia, como no caso da Covid-19, é a equidade na cobertura vacinal. Esse desafio não passa somente pelo número de doses de vacinas recebidas por um município, mas por um planejamento levando em consideração as desigualdades da cidade. Estudos mostram que as taxas de incidência e mortalidade da doença são maiores em regiões mais…

UPA terceirizada gasta 15 vezes mais em serviços que UPA gerida por fundação

Em 2017 a maioria dos vereadores(as) de Curitiba aprovaram o projeto do prefeito Rafael Greca (DEM) que autorizou a terceirização na saúde e educação via contratação de organizações sociais (OS), abrindo espaço para que a Unidade de Pronto Atendimento da Cidade Industrial de Curitiba (UPA CIC) fosse terceirizada. À época, a justificativa foi a da “economicidade”. Um argumento que cai…

Cientista do Inpa defende lockdown de 21 dias e suspensão de aulas presenciais em Curitiba

Curitiba vivenciará um colapso quatro vezes maior do que os experimentados até o momento, com média de 80 mortes diárias entre o fim de março e abril, caso não adote medidas mais rígidas, entre elas um lockdown de pelo menos 21 dias e a suspensão das aulas remotas e híbridas até que 70% da população do município seja vacinada. Essa…

CMC: Cientista falará sobre o impacto da volta às aulas

O cientista Lucas Ferrante, biólogo doutorando do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), participará de forma remota da Tribuna Livre da sessão da Câmara de Curitiba desta quarta-feira (10). O convite partiu da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) com o objetivo de debater o impacto do retorno das aulas presenciais no contexto da Covid-19. Ferrante foi um dos…

Moção do bloco PT/PV cobra garantia de recursos ao SUS

O orçamento do governo federal para 2021 deve ser definido nas próximas semanas pelo Congresso Nacional e os gastos com saúde pública estão no centro dos debates. Estamos passando pelo pior momento da pandemia e a crise sanitária poderá se agravar em 2021, ano que a regra do orçamento emergencial para enfrentamento à pandemia não existirá mais. Isso significa que…

Carta de apoio dos(as) Profissionais da Saúde de Curitiba

Durante seus mandatos na Câmara de Curitiba, a vereadora Professora Josete tem mantido uma postura de coragem e coerência em defesa dos serviços públicos de qualidade, dos servidores e servidoras, dos direitos e políticas públicas para população que mais precisa. Entre os atuais vereadores e vereadoras, é a única com uma posição intransigente de defesa da integralidade do Sistema Único…

Professora Josete cobra testagem rápida em assistentes sociais do município

Foi aprovado nesta quarta-feira (24), em sessão remota da Câmara de Curitiba, requerimento da Professora Josete (PT) que solicita a inclusão de todos os trabalhadores e trabalhadoras da assistência social do município no grupo de risco ao novo coronavírus e, consequentemente na lista de servidores e servidoras que recebem a aplicação de testes rápidos para o Covid-19. Em sua justificativa,…

Josete cobra campanha em rádio e TV sobre situação de “estado laranja”

Devido a movimentação cada vez maior nas ruas de Curitiba, gerando aglomeração de pessoas, situação que pode ter contribuído para o crescimento acelerado de casos de coronavírus no município, a vereadora Professora Josete (PT) cobrou da prefeitura de Curitiba a realização de uma campanha de conscientização, por meio de rádio, televisão e internet, de conscientização ao enfrentamento a Covid-19. Em…

COVID 19: FAS está coletando donativos; distribuição será pelo Cadastro Único

Neste momento de pandemia do novo coronavírus (Covid-19) as doações voluntárias são essenciais para as pessoas em situação de maior vulnerabilidade. Para tanto, a Fundação de Ação Social (FAS) está recebendo alimentos não-perecíveis e produtos de limpeza nos núcleos regionais da FAS. As doações serão posteriormente encaminhadas ao Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e as distribuições serão feitas…

Projeto quer incluir pessoas com fibromialgia em filas preferenciais

Está tramitando na Câmara Municipal de Curitiba um projeto de lei que trata da inclusão de pessoas com fibromialgia nas filas preferenciais de estabelecimentos públicos e privados. A proposta é da vereadora Professora Josete (PT), que destaca que a iniciativa é importante para o reconhecimento das limitações que a fibromialgia acarreta na vida de pacientes. A fibromialgia é uma síndrome…

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart