Saúde

Sem salários e sobrecarregados, médicos da UPA CIC apresentam indicativo de greve ao CRM

Por falta de salários e sobrecarga de trabalho, médicos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Cidade Industrial de Curitiba (CIC) acionaram o Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) com um protocolo de indicativo de greve. Gerida por uma Organização Social (OS) contratada pela prefeitura, a UPA CIC é o projeto-piloto da gestão Rafael Greca (DEM) no processo de…

Setorial de Saúde do PT critica governo pelo fim da emergência sanitária

O Núcleo de Acompanhamento de Políticas Públicas – NAPP Saúde/Setorial Nacional de Saúde divulgou nota criticando a decisão unilateral do governo Bolsonaro, anunciada no domingo de Páscoa, de acabar com a Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) em decorrência da Covid-19. Segundo o NAPP Saúde, novamente o governo federal desconsidera a gravidade do quadro sanitário e demonstra o…

Professora Josete e Gleisi destacam atuação dos trabalhadores do SUS na crise sanitária

A atuação de destaque dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) durante a crise sanitária da Covid-19 mesmo diante da gestão desastrosa do governo Bolsonaro, foi enaltecida pela vereadora Professora Josete e a deputada federal e presidente do PT, Gleisi Hoffmann, durante uma live na noite desta segunda-feira (18). Transmitido ao vivo pelas redes sociais de seus mandatos, o…

Mapa da vacinação aponta falta de equidade na política de imunização em Curitiba

Um dos grandes desafios em uma pandemia, como no caso da Covid-19, é a equidade na cobertura vacinal. Esse desafio não passa somente pelo número de doses de vacinas recebidas por um município, mas por um planejamento levando em consideração as desigualdades da cidade. Estudos mostram que as taxas de incidência e mortalidade da doença são maiores em regiões mais…

Vereadora cobra equidade na política de vacinação de Curitiba

Um dos grandes desafios em uma pandemia, como no caso da Covid-19, é a equidade na cobertura vacinal. Esse desafio não passa somente pelo número de doses de vacinas recebidas por um município, mas por um planejamento levando em consideração as desigualdades da cidade. Estudos mostram que as taxas de incidência e mortalidade da doença são maiores em regiões mais…

UPA terceirizada gasta 15 vezes mais em serviços que UPA gerida por fundação

Em 2017 a maioria dos vereadores(as) de Curitiba aprovaram o projeto do prefeito Rafael Greca (DEM) que autorizou a terceirização na saúde e educação via contratação de organizações sociais (OS), abrindo espaço para que a Unidade de Pronto Atendimento da Cidade Industrial de Curitiba (UPA CIC) fosse terceirizada. À época, a justificativa foi a da “economicidade”. Um argumento que cai…

Cientista do Inpa defende lockdown de 21 dias e suspensão de aulas presenciais em Curitiba

Curitiba vivenciará um colapso quatro vezes maior do que os experimentados até o momento, com média de 80 mortes diárias entre o fim de março e abril, caso não adote medidas mais rígidas, entre elas um lockdown de pelo menos 21 dias e a suspensão das aulas remotas e híbridas até que 70% da população do município seja vacinada. Essa…

CMC: Cientista falará sobre o impacto da volta às aulas

O cientista Lucas Ferrante, biólogo doutorando do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), participará de forma remota da Tribuna Livre da sessão da Câmara de Curitiba desta quarta-feira (10). O convite partiu da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) com o objetivo de debater o impacto do retorno das aulas presenciais no contexto da Covid-19. Ferrante foi um dos…

Moção do bloco PT/PV cobra garantia de recursos ao SUS

O orçamento do governo federal para 2021 deve ser definido nas próximas semanas pelo Congresso Nacional e os gastos com saúde pública estão no centro dos debates. Estamos passando pelo pior momento da pandemia e a crise sanitária poderá se agravar em 2021, ano que a regra do orçamento emergencial para enfrentamento à pandemia não existirá mais. Isso significa que…

Carta de apoio dos(as) Profissionais da Saúde de Curitiba

Durante seus mandatos na Câmara de Curitiba, a vereadora Professora Josete tem mantido uma postura de coragem e coerência em defesa dos serviços públicos de qualidade, dos servidores e servidoras, dos direitos e políticas públicas para população que mais precisa. Entre os atuais vereadores e vereadoras, é a única com uma posição intransigente de defesa da integralidade do Sistema Único…

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart