Direitos Humanos

Moção cobrando reabertura da Casa de Passagem Indígena tem mais de 80 adesões

Em nota, entidades de Curitiba e do Paraná, movimentos sociais e mandatos parlamentares cobram da Prefeitura e do governo do Estado a reabertura da Casa de Passagem Indígena em Curitiba. O espaço, que funcionava na Praça Plínio Tourinho, foi fechado no fim de março de 2020 em decorrência da pandemia e permanece com suas atividades suspensas, sem previsão de retomada.…

Professora Josete cobra reabertura da Casa de Passagem Indígena

A vereadora Professora Josete (PT) cobrou nesta quarta-feira (8), no plenário da Câmara de Curitiba, uma posição oficial da prefeitura e do governo do Estado sobre a reabertura da Casa de Passagem Indígena em Curitiba. O espaço de acolhimento, que funcionava na Praça Plínio Tourinho, foi fechado no fim de março de 2020 em decorrência da pandemia. Hoje, mesmo após…

Plano Municipal de Políticas para as Mulheres necessita de estrutura e orçamento, afirma Professora Josete

A Prefeitura de Curitiba lançou no dia 13 de outubro, por meio da Assessoria de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres, a Consulta Pública para a construção do Plano Municipal de Políticas para as Mulheres. Ela está disponível para participação popular até o dia 27 pelo link: https://conecta.curitiba.pr.gov.br/plano-para-mulheres/login. O plano, que terá vigência de 2022 a 2025, vai nortear…

Inauguração de barracões da Associação Novo Amanhecer marcou o Dia Mundial de Alimentação

O Dia Mundial de Alimentação em Curitiba foi marcado pela inauguração da reforma dos barracões da Associação de Catadores(as) de Materiais Recicláveis Novo Amanhecer, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). A associação conta com 40 trabalhadores(as) cooperados. Para garantir a reforma do espaço coberta para separação e armazenamento dos materiais coletados, foi lançada uma campanha de financiamento chamada “Por um…

Visibilidade Lésbica: “Nossa luta é nos mantermos vivas”

29 de agosto é Dia da Visibilidade Lésbica, data que encerra programações do mês voltado a lembrar da existência das mulheres lésbicas e fazer um alerta para o combate as diversas formas de violência por elas sofridas e que culminam no lesbocídio, que é o assassinato de mulheres lésbicas por motivo de lesbofobia ou ódio, repulsa e discriminação contra a…

No retorno das sessões, Professora Josete reafirma apoio a Renato Freitas

Líder do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara de Curitiba, a vereadora Professora Josete pronunciou-se nesta terça-feira (3/8), no retorno das sessões legislativas, sobre a prisão arbitrária do vereador Renato Freitas realizada pela Guarda Municipal no dia 23 de julho. A abordagem ocorreu nas imediações da Praça Rui Barbosa, no centro da cidade, durante um protesto contra o presidente Jair…

Audiência pública debate enfrentamento à LGBTIfobia em Curitiba

Audiência pública da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebeu, no dia 19 de abril, sugestões e demandas da sociedade civil organizada para a promoção de políticas públicas e a garantia dos direitos da população LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e intersexuais). Com o tema “A retomada da democracia e da participação social: o enfrentamento à LGBTIfobia”, a atividade foi realizada…

Réu confesso do assassinato de Rachel Lobo Genofre é condenado a 50 anos de prisão

Carlos Eduardo dos Santos, o réu confesso do assassinato da menina Rachel Genofre, em 2008, foi condenado a 50 anos de prisão pelo crime. O veredicto saiu na noite desta quarta-feira (12), após júri popular realizado no Tribunal do Júri, em Curitiba. Rachel Genofre foi morta em 3 de novembro de 2008, quando tinha 9 anos. Seu corpo foi encontrado…

Ação solidária une classe trabalhadora do campo e da cidade no 1º de Maio de Curitiba

O Dia Internacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Curitiba foi marcado por uma ação solidária que uniu o campo e a cidade em torno da partilha a quem mais precisa. Em meio à crise sanitária, ao aumento do desemprego e da fome no país, camponeses assentados ou acampados da reforma agrária, voluntários, membros de instituições sociais e religiosas, sindicalistas e…

“Penalizar solidariedade é projeto higienista”, diz Professora Josete

O projeto de lei do prefeito Rafael Greca (DEM) que regulamenta o programa “Mesa Solidária” em Curitiba tomou maior parte das discussões da sessão ordinária da Câmara de Curitiba nesta segunda-feira (5/4). Com o pretexto de “organizar a atuação da sociedade civil”, a proposta coloca entraves burocráticos na entrega de alimentos e ações de solidariedade em um momento no qual…

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart