Curitiba

Líder da oposição, Josete cobra prioridade à habitação na LOA 2021

Em pronunciamento nesta segunda-feira (23), na Sessão da Câmara de Curitiba, a vereadora Professora Josete (PT) apontou a necessidade que a prefeitura destine  mais recursos para área de habitação popular e segurança alimentar no orçamento para o próximo ano. O projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) 2021, que será votado em dezembro na CMC, tem orçamento estimado em R$ 9…

MP intima URBS a se manifestar sobre omissão do Conselho do Transporte

A Promotoria de Justiça de Habitação e Urbanismo do Ministério Público do Paraná (MP-PR) solicitou a abertura de um procedimento administrativo em razão da denúncia apresentada pela bancada de oposição na Câmara de Curitiba acerca da inoperância do Conselho Municipal do Transporte Público. O órgão, que deveria agir no controle social, se omitiu em discussões e projetos importantes, especialmente neste…

Oposição denuncia inoperância do Conselho do Transporte ao MP

A bancada de oposição na Câmara de Curitiba encaminhou, nesta segunda-feira (5), ofício à Promotoria de Habitação e Urbanismo do Ministério Público do Paraná (MP-PR) denunciando e pedindo providências diante à inoperância do Conselho Municipal do Transporte Público de Curitiba. Criado em 2009, o colegiado não se reúne desde 2017. Segundo a Professora Josete (PT), líder da bancada, o conselho…

Símbolo da luta antirracista, Yyagunã Dalzira será Cidadã Honorária de Curitiba

A Câmara de Curitiba aprovou o título de Cidadania Honorária à Yyagunã Dalzira Maria Aparecida, um dos principais símbolos do Estado da luta antirracista e pela defesa da tradição e da religiosidade. Yá, nome obtido no candomblé e como é carinhosamente conhecida, faz parte da 7ª geração de africanos que chegou ao Brasil. Descendente da etnia Iorubá, nascida em Guaxupé…

Engavetado projeto de identificar carros da Câmara de Curitiba

Depois de tramitar pelas comissões internas da Câmara de Curitiba e ser aprovado em 1º turno na semana passada sem qualquer questionamento, a maioria dos vereadores decidiu, nesta segunda-feira (28), adiar por 35 sessões a votação em 2º turno do projeto de lei que obrigava a identificação dos veículos oficiais do legislativo, ampliando assim os mecanismos de transparência e controle…

Projeto que identifica veículos oficiais será votado na Câmara de Curitiba

Será votado nesta terça-feira (22), projeto de lei que obriga a identificação dos veículos oficiais da Câmara de Curitiba. De autoria da Professora Josete (PT), a proposta objetiva dar maior transparência no uso do patrimônio pelos agentes públicos. A vereadora destaca que o projeto atende os princípios de moralidade e possibilitará maior fiscalização. “Acredito que a identificação da frota poderá…

Pioneira na luta por cotas raciais, Dra. Dora Lucia Bertulio será Cidadã Honorária de Curitiba

Foi aprovado por unanimidade de votos, na Câmara Municipal de Curitiba, projeto de lei de Cidadania Honorária à Dra. Dora Lucia Bertulio. Mestre em Direito, com doutorado na linha de pesquisas em Direito Constitucional e Relações Raciais, foi Procuradora da Fundação Cultural Palmares e atualmente é Procuradora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), instituição onde participou ativamente dos processos de…

TRANSPARÊNCIA: Josete questiona cargos comissionados na prefeitura

Requerimento da vereadora Professora Josete (PT) pede que o prefeito Rafael Greca envie à Câmara de Curitiba informações detalhadas sobre a quantidade exata de cargos comissionados no quadro atual da Prefeitura de Curitiba. Vale lembrar que a redução destes cargos foi uma das principais promessas do atual prefeito em sua campanha, quando comprometeu-se a reduzir em 40% o número de…

Há 3 anos, tratoraço de Greca aprovava terceirizações na saúde e educação

  Em 28 de agosto de 2017 a maioria dos vereadores de Curitiba aprovava por meio de um “tratoraço” o projeto do prefeito Rafael Greca (DEM) que autorizou o município a terceirizar o atendimento na saúde e educação via contratação de organizações sociais (OS). A proposta foi aprovada em regime de urgência após tramitar apenas por dez dias na Câmara,…

Após denúncia do mandato, polícia faz operação contra fraudadores de licitações

A Polícia Civil do Paraná cumpriu sete mandados de busca e apreensão em operação contra fraudes em licitação para prestação de serviço de limpeza urbana em Curitiba. A operação, que ocorreu no sábado (22/8), é um desdobramento de denúncia apresentada pela Professora Josete (PT) ao Ministério Público do Paraná no ano passado. As buscas ocorreram nas casas dos empresários e…

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart