A Câmara Municipal de Curitiba recebeu hoje (28) a visita da secretária municipal de educação, Roberlayne Roballo.  Usando o espaço da tribuna livre, a secretária fez uma apresentação das ações da Secretaria durante a atual gestão municipal. Logo após, diversos vereadores fizeram questionamentos a respeito dos assuntos ligados à educação municipal.

Um dos pontos mais importantes foi levantado pela vereadora Professora Josete, que perguntou à secretária quais são os planos de Curitiba para a criação do Plano Municipal de Educação. “O Plano Nacional está para ser votado em definitivo e é necessário que tenhamos também essas diretrizes em âmbito municipal”, salientou a vereadora.

Em resposta, Roberlayne lembrou a criação do Fórum Municipal de Educação no ano passado, responsável pelo desenvolvimento do Plano. “Não está sendo fácil fazer com que os segmentos participem do Fórum. Nós precisamos fechar um cronograma urgente. Estabelecer os eixos, as metas. O atraso na aprovação do Plano Nacional nos atrasou também, mas a meta é que ele esteja pronto em 2015. É inadmissível que Curitiba não tenha ainda seu próprio plano de educação”, reconheceu.

Josete também perguntou a respeito da fila de espera nos cmeis. Segundo a secretária, 9000 crianças de 0 a 3 anos aguardam vagas. 600 crianças de 4 a 5 anos também aguardam um lugar nas escolas. Para a secretária, os pais estão voltando a confiar na educação pública. “Nós criamos escolas, cmeis e turmas em locais onde antes não havia demanda”, conta. Vale ressaltar que a partir do ano que vem, torna-se obrigatória a presença de crianças de 4 e 5 anos na escola.

A vereadora questionou também a utilização de ônibus escolares para fins pedagógicos, como visitas culturais, entre outras. Para Josete, o ideal seria que fosse disponibilizado um destes veículos por turma. Roberlayne concordou que este seria o ideal, mas admitiu que esta ainda é uma meta que a Secretaria e a Prefeitura estão buscando.

Leave a Comment