Eleita 2ª secretária, Professora Josete quer ampliar participação popular na CMC

Após um longo período de sessões remotas, o plenário da Câmara Municipal de Curitiba voltou a receber parlamentares de forma presencial para a primeira atividade de 2021. Neste sábado (2/1), a nova legislatura elegeu a Mesa Diretora para o biênio 2021/2022, que terá no comando o vereador Tico Kuzma (PROS), eleito por unanimidade. Não houve bate chapa, uma vez que o ex-presidente Sabino Picolo (DEM), que desejava ser reeleito, abriu mão da candidatura.

Indicada por um bloco de vários partidos formado pontualmente para o pleito, a vereadora Professora Josete (PT) foi eleita 2ª secretária da CMC. “Foi um processo de negociação que unificou pontualmente diversas forças dentro do Legislativo em torno do projeto de uma gestão mais plural e democrática, em torno do debate da importância da valorização da instituição Câmara, que precisa ser um espaço que seja reconhecido pela sociedade, onde as cidadãs e cidadãos se sintam realmente representados”, afirma Josete.

Ao agradecer a confiança dos colegas que lhe indicaram para a função, a vereadora lembra que o bloco se desfez após a eleição da Mesa e nada influencia a correlação de forças no que diz respeito aos blocos de oposição e base do governo dentro da CMC.

“Chegamos a essa unidade para a eleição da Mesa, mas devemos lembrar que o Legislativo é um poder independente, formado por diversas representações da sociedade e partidos com ideologias diversas. Nossa bancada (do PT) seguirá no bloco de oposição ao prefeito Rafael Greca – assim como na gestão anterior – e na condição de independência em relação aos demais partidos na Câmara”, comentou.


Para Professora Josete, a presença na Mesa Diretora representa uma conquista à bancada do PT, composta também por Carol Dartora e Renato Freitas. “A oportunidade de secretariar a Câmara é uma maneira de participarmos efetivamente das decisões internas da Casa, propondo ações que busquem uma maior participação popular, visando sobretudo a transparência. A Câmara de Curitiba precisa estar efetivamente de portas abertas à população”, destaca a vereadora.


Defensora de uma maior presença da comunidade na elaboração de propostas, Professora Josete pretende fortalecer mecanismos internos como a Escola do Legislativo, que além do papel de formação dos servidores(as) tem a tarefa de fazer a interlocução da CMC com a sociedade; além da efetivação da Comissão de Participação Legislativa, um instrumento ainda pouco utilizado no Legislativo.


Foto: Rodrigo Fonseca/CMC

Confira abaixo entrevista da Professora Josete ao canal do Youtube da CMC.

Comments (2)

  • Parabéns professora Josete…vc merece tudo de bom por ser uma mulher lutadora, guerreira, e com certeza esse ano pela sua presença na Câmara teremos uma Curitiba mais humana.

    Regina Célia da Silva
    Responder
  • Excelente conquista da Câmara Municipal de Curitiba! Esse espaço nunca mais será o mesmo! Professora Josete já deu mostra de que seu trabalho é sério, honesto e voltado para a população!

    DAVID MACHADO
    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart