Plano Municipal de Políticas para as Mulheres necessita de estrutura e orçamento, afirma Professora Josete

A Prefeitura de Curitiba lançou no dia 13 de outubro, por meio da Assessoria de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres, a Consulta Pública para a construção do Plano Municipal de Políticas para as Mulheres. Ela está disponível para participação popular até o dia 27 pelo link: https://conecta.curitiba.pr.gov.br/plano-para-mulheres/login. O plano, que terá vigência de 2022 a 2025, vai nortear…

Inauguração de barracões da Associação Novo Amanhecer marcou o Dia Mundial de Alimentação

O Dia Mundial de Alimentação em Curitiba foi marcado pela inauguração da reforma dos barracões da Associação de Catadores(as) de Materiais Recicláveis Novo Amanhecer, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). A associação conta com 40 trabalhadores(as) cooperados. Para garantir a reforma do espaço coberta para separação e armazenamento dos materiais coletados, foi lançada uma campanha de financiamento chamada “Por um…

Câmara de Curitiba abre portas para reforma da previdência da gestão Greca

Com voto contrário da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT), a Câmara de Curitiba aprovou em 1º turno o projeto de emenda à Lei Orgânica que abre as portas para a reforma da previdência que impactará de forma negativa a vida de milhares de servidores(as) do município. A alteração da LOM é uma primeira etapa para adequação à Emenda Constitucional…

7 a 1: Reforma da previdência municipal avança na Câmara de Curitiba

Foi aprovado nesta segunda-feira (4), pela Comissão Especial que analisa a proposta de alteração à Lei Orgânica Municipal, o parecer do vereador Osias Moraes (Republicanos), pela admissibilidade da reforma da previdência do funcionalismo municipal proposta pela gestão Rafael Greca (DEM). O avanço da proposta recebeu 7 votos favoráveis e apenas um contrário, da vereadora Professora Josete (PT). O projeto de…

Aprovada nova prorrogação do subsídio às empresas do transporte coletivo em Curitiba

Foi aprovado nesta segunda-feira (27), em 1º turno, o projeto de lei que prorroga o subsídio milionário repassado pela Prefeitura de Curitiba para as empresas do transporte público. Junto a nova prorrogação, a maioria que compõe a base de apoio de Rafael Greca aprovou uma emenda protocolada pelo Executivo a “toque de caixa” que permite que a Urbanização de Curitiba…

Escola Sem Partido é enterrado em Curitiba

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) julgou em definitivo que projetos de lei que proíbem a discussão de gênero e sexualidade, como o ‘Escola Sem Partido’, não podem tramitar na Câmara Municipal de Curitiba. O acórdão, confirmando o sepultamento do Escola Sem Partido, foi divulgado nesta segunda-feira (20/9) pelo Tribunal. A decisão é fruto de uma ação ajuizada pelos…

Audiência debateu reforma que dificulta aposentadoria de servidores municipais

“Os servidores e servidoras de Curitiba não podem pagar, quase que exclusivamente, por uma conta feita pelo município em quase 60 anos”. A afirmação foi feita pelo advogado Ludimar Rafanhim, especialista em regime previdenciário, ao avaliar a proposta da prefeitura de Curitiba da reforma da previdência do funcionalismo municipal. O tema foi debatido nesta sexta-feira (17), em audiência pública remota…

Rejeitado projeto que obrigaria identificação de carros locados pela Câmara

Depois de aprovado em 1º turno ainda na legislatura passada e ter a votação em 2º turno adiada por duas vezes, o projeto de lei que obrigaria a Câmara Municipal de Curitiba a identificar sua frota de veículos oficiais teve seu trâmite concluído nesta quarta-feira (1º/9). Porém, diferente do que ocorreu em 1º turno, a proposta acabou sendo rejeitada pela…

Visibilidade Lésbica: “Nossa luta é nos mantermos vivas”

29 de agosto é Dia da Visibilidade Lésbica, data que encerra programações do mês voltado a lembrar da existência das mulheres lésbicas e fazer um alerta para o combate as diversas formas de violência por elas sofridas e que culminam no lesbocídio, que é o assassinato de mulheres lésbicas por motivo de lesbofobia ou ódio, repulsa e discriminação contra a…

Carta pública pedirá à Prefeitura implantação da lei federal 13.935

A necessidade do cumprimento da lei federal 13.935/2019 no município foi defendida por entidades e profissionais da área da Psicologia e do Serviço Social em audiência pública da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) nesta quinta-feira (26). Para que a Secretaria Municipal de Educação (SME) possa inserir psicólogos e assistentes sociais nas suas unidades, será encaminhada uma carta pública à prefeitura e também…

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart