A Câmara Municipal de Curitiba promoveu na noite desta quinta-feira (6) uma sessão solene em alusão ao Dia Internacional da Mulher. O evento foi promovido pelas cinco vereadoras da Casa (Professora Josete, Carla Pimentel, Dona Lourdes, Noemia Rocha e Julienta Reis). Cada uma das parlamentares homenageou cinco mulheres.
A vereadora Professora Josete indicou para a homenagem a bancária Marcia Alves Martins; a professora Glacelise Cordeiro Brites (in memorian); a cantora e compositora Susana Clotilde Monte Serrat (conhecida no meio artístico como Susi Monte Serrat); a historiadora Isabela Patricia Camargo Soares da Cruz e a socióloga Syr-daria Carvalho Mesquita.
Leia, logo abaixo, o curriculo de cada uma delas.
Veja, no facebook, as fotos da sessão solene.
Tradicionalmente, em diálogo com os diversos movimentos sociais, o mandato indica algumas mulheres para receberem a homenagem da Câmara. Esta é uma forma de lembrar todas as mulheres que militam, lutam, trabalham por uma vida digna não apenas para si, mas para toda a sociedade.
Canção
Além de ser homenageada, Susi Monte Serrat também cantou a canção “Ísis”, música que ela compôs em homenagem à sua mãe. Ouça:
Currículo das mulheres homenageadas pela Vereadora Professora Josete
Marcia Alves Martins é bancária, ativista e militante do movimento em defesa das mulheres vítimas de violência. É uma vitoriosa mulher que superou o trauma da violência doméstica e assumiu a luta por uma sociedade sem violência, usando sua história de vida para alertar às mulheres para a importância da denúncia, da responsabilização do agressor e da urgência na implantação efetiva de políticas públicas para o acolhimento e atendimento das mulheres que vivem essa situação. É mãe de Carolina (19), Huanna Hindora (13) e do Raferson (9) e, em breve, avó do Matheus. Independente e ativa, está concluindo o Ensino Médio e segue em busca da realização dos seus sonhos.
Glacelise Cordeiro Brites, professora da rede municipal de Curitiba desde 1994, com formação em História e Geografia, atuou nas escolas Professor Francisco Hubert, Erico Veríssimo, Bento Mossurunga, Paulo Freire e Jardim Europa. Foi dirigente sindical do SISMMAC e da CUT Paraná, Militante dos movimentos sociais e em especial do movimento negro e da educação pública. Nos deixou prematuramente no dia 07 de fevereiro deste ano. Será entre nós sempre lembrada por sua alegria, seu senso de justiça, profissionalismo e presença constante na luta das mulheres pela qual dedicamos essa homenagem.
Susana Clotilde Monte Serrat (nome Artístico: Susi Monte Serrat)
Cantora e compositora desde 1985, tem 4 CDs e 1 DVD gravados. É pedagoga, formada pela PUC-PR (2002) com habilitaçäo em Orientaçäo Educacional e Tecnologia Educacional. É coordenadora e fundadora do projeto “O Semeador de Sonhos, música e poesia uma parceria para o desenvolvimento da cidadania, cultura da paz e näo violência. Uma reflexäo sobre a vida.”
Susi já fez mais de 2.300 apresentaçöes, palestras e oficinas nos últimos 14 anos em todo o Brasil. Também é professora de técnica vocal; atuou no com Educação no Campo, trabalhando com populações Quilombolas, Faxinalenses, Indígenas, Ilhéus e Ribeirinhos; atuou na Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS) com crianças em situação de risco; já fez diversas oficinas e shows em assentamentos e demais atividades do MST no Paraná; participou de atividades circences com o Grupo Espalhafatos, entre outras atividades.
Isbaela Patrícia Camargo Soares da Cruz é historiadora e pesquisadora em Cultura Afro-Brasileira e Comunidades Quilombolas do Paraná. Dançarina da Cia de Música e Dança Afro Brasileira Kundun Balê – Quilombo Paiol de Telha – Guarapuava PR (vencedora do I Prêmio Nacional Expressões Afro Brasileiras e Prêmio Cultura Viva – Ministério da Cultura/2010. Professora livre de Cultura Afro-Brasileira no Colégio Estadual Antônio Tupy Pinheiro 2008 em Guarapuava PR. Isabela é educadora Social pela Rede de Mulheres Negras – PR e integra a Comissão de Juventude da Federação Estadual das Comunidades Quilombolas do Paraná – FECOQUI- PR/ 2011-2013, além de coordenar o Projeto Jovem Quilombola Saudável.
Syr-daria Carvalho Mesquita é socióloga, Mestre em Educação, lésbica militante, professora aposentada da Rede Estadual (Paraná), militante na APP Sindicato e secretaria do CEPAC. Faz parte do Coletivo LGBT da APP Sindicato; da Direção do IBDSEX; do Fórum Paranaense de Ong/aids representando o CEPAC; do Conselho Municipal de DST/AIDS; do Conselho de Ética da ABL (Articulação Brasileira de Lésbicas) e do Comitê Estadual LGBT para a construção do Conselho Estadual LGBT.