Dia 17 de maio é o Dia Internacional de Combate à Homofobia, Lesbofobia e Transfobia. A data relembra o dia em que, em 1990, a Organização Mundial de Saúde retirou a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças. Desde então, gays, lésbicas e transexuais lutam por direitos básicos, como o casamento e a adoção de crianças e o fim da violência e do preconceito. “É uma data importante para lembrarmos da violência que estas pessoas ainda sofrem. O Brasil é um dos países onde mais há violência e assassinato de gays no mundo todo”, registrou na sessão de hoje da Câmara Municipal de Curitiba a vereadora Professora Josete.

Josete é uma das poucas vereadoras da casa legislativa que abre espaço para a diversidade. Além de convocar representantes de movimentos LGBT para fazerem uso do espaço da Tribuna Livre da Câmara, a vereadora sempre convoca audiências públicas e seminários sobre o tema. No ano passado, foi realizado o Seminário “Dia Municipal de Combate à Homofobia, Lesbofobia, Bifobia e Transfobia – Construindo Marcos e Respeitando a Cidadania“, proposto pela parlamentar.

Neste ano, Josete propôs uma audiência pública a ser realizada nesta semana, em alguma data entre os dias 16 e 20 de maio. A solicitação aguarda um posicionamento da presidência da casa. “Uma audiência pública na Câmara Municipal é sempre um espaço importante de debate. Mostra que a Câmara está disposta a participar da luta contra o preconceito”, defende a vereadora.

Leave a Comment