A primeira mesa do seminário “Escola pública e o papel dos trabalhadores da educação”, promovido pelo mandato da vereadora Professora Josete, realizada na manhã desta sexta-feira (13), trouxe a tona questões muito importantes para a luta por uma educação melhor. Além da vereadora, compuseram a mesa a professora Claudia Regina Moreira e a pedagoga Waldirene Bellardo, diretora do Departamento de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba.

Antes de passar a palavra para as convidadas, Josete destacou a importância de momentos como esse para a discussão e o debate. “São esses momentos que ajudam a construir as melhorias que queremos. Às vezes elas parecem distantes, mas estamos dando um passo importante. É esse o papel do debate. Provocar a discussão para que possamos refletir e avançar”, definiu.

O tema da mesa – ‘O trabalhador da educação como sujeito da escola pública’ – foi logo abordado pelas palestrantes. Claudia Moreira defendeu o protagonismo de todos os envolvidos, tanto educadores, professores e pedagogos como os pais. “Precisamos construir a escola não para a comunidade, mas com a comunidade. A educação é um trabalho coletivo”, destacou. A professora defendeu o aspecto público da escola, lembrando que é o primeiro espaço onde as crianças vivem o conflito das diferenças.

Claudia ainda criticou a limitação da visão de cidadania no Brasil, que acaba refletindo na educação. “O fato da gente ter conquistado os nossos direitos políticos antes dos direitos civis é muito ruim. Nos falta um espírito de liberdade. Nós exigimos direitos, mas não damos a contrapartida necessária”, refletiu.

Em sua fala, Waldirene Bellardo destacou o papel fundamental dos trabalhadores da educação na sociedade. “Os direitos só existem quando alguém tem o dever de garanti-los e é isso o que os trabalhadores da educação fazem. Garantem esse direito básico”, afirmou. A pedagoga destacou ainda a importância de levar os alunos a terem satisfação em aprender como um dos papeis mais importantes dos espaços de educação.

No debate, questões como a falta de pedagogos, professores e educadores nas escolas e cmeis, a falta de valorização dos profissionais, a implantação de 30% do orçamento do município para a educação, a ausência de outros vereadores no evento e a importância do espaço para o debate e a conversa foram destacadas.

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