Prefeitura de Curitiba pede mais prazo para enviar imagens da abordagem da GM que feriu ex-candidato do PT

A Prefeitura de Curitiba pediu prorrogação de prazo para encaminhar à Câmara de Vereadores as imagens das câmeras de segurança das imediações da Praça do Gaúcho, na região do São Francisco, do dia 9 de setembro, com o intuito de esclarecer a condição que foi feita a abordagem da Guarda Municipal ao advogado Renato Almeida Freitas, então candidato a deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Na oportunidade, Renato fazia uma panfletagem no local e foi atingido por dois disparos de bala de borracha dos guardas municipais. Os tiros atingiram à queima-roupa uma das mãos e as costas do jovem. Ele foi levado pela própria GM para o Hospital Cajuru e depois prestou esclarecimentos na central de flagrantes.

Por nota, a GM alegou que “foi acionada por moradores do entorno da Praça do Gaúcho, por volta das 19h do dia 9 (domingo), que reclamavam de pessoas fazendo racha de veículos, consumindo droga e promovendo perturbação do sossego em espaço público”. Segundo a versão da GM, foi preciso usar as armas para “conter um grupo e restabelecer a ordem”.

Diante das duas versões – a de Renato Almeida e da Guarda Municipal – a vereadora Professora Josete (PT) solicitou por meio de requerimento as imagens para esclarecer se houve truculência e arbitrariedade na abordagem dos servidores. O requerimento foi aprovado no dia 11 de setembro na Câmara de Curitiba. Em seu pedido, a vereadora solicita as imagens captadas do período das 17h às 21h do domingo.

Nesta terça-feira (9), quase um mês após o pedido, a Prefeitura encaminhou ao Legislativo um ofício assinado pelo prefeito Rafael Greca (PMN) pedindo a prorrogação de prazo para enviar às imagens solicitadas. “Não entendo porque toda essa demora para encaminhar nosso pedido. Qual a dificuldade da gestão em esclarecer algo tão importante, que já passou da hora. Acredito que é do interesse deles mostrar o que ocorreu”, apontou Professora Josete.

De acordo com a Lei Orgânica do Município, a prefeitura tem 15 dias úteis para resposta de requerimentos, podendo esse prazo ser prorrogado por mais 15 dias.

There are no comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart