Reprodução/Gazeta do Povo
Reprodução/Gazeta do Povo

Na próxima quarta-feira (12) a Patrulha Maria da Penha (PMP) será homenageada na Câmara Municipal de Curitiba. O pedido de concessão de parte do tempo da sessão plenária para esta atividade foi proposto pela vereadora Professora Josete, com o objetivo de divulgação do trabalho exercido pelos membros da equipe e secretarias envolvidas no programa.

A PMP representa uma resposta do Governo Municipal para atuar de forma preventiva e protetiva nos casos de violência contra mulheres. O acompanhamento das vítimas com medidas protetivas de urgência expedidos pela Justiça é feito pela Guarda Municipal de Curitiba com o auxílio de entidades que integram a rede de atendimento às mulheres em situação de violência.

Segundo dados do relatório produzido pela PMP, foram realizadas 1497 visitas em 2015. Destas, 498 foram visitas de retorno; 578 tiveram certificação negativa de endereço; 200 vítimas manifestaram que querem desistir das medidas protetivas; 37 foram encaminhadas à Delegacia da Mulher (DEAM) e 5 foram encaminhamentos de saúde.

O momento da homenagem é oportuno. No dia 07 de agosto comemorou-se o Dia Estadual de Igualdade e Defesa da Mulher no Estado do Paraná. A mesma data marcou o aniversário da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006), criada em agosto de 2006 como forma de garantir mecanismos de prevenção à violência doméstica e familiar contra a mulher, seja ela física, sexual, psicológica, patrimonial ou moral.

No estado do Paraná, Curitiba é pioneira na oferta do acompanhamento pela Patrulha Maria da Penha. A iniciativa foi inspirada na experiência do Rio Grande do Sul, que oferece o serviço desde 2012.

Leave a Comment