A Câmara Municipal de Curitiba é representada no Conselho Municipal de Educação (CME) pela vereadora professora Josete (PT). Sua suplente é a professora Maíra Beloto de Camargo.

Ambas atuam na Câmara de Gestão e Sistema do CME, que hoje debate diretrizes e princípios para orientar a gestão democrática no Sistema Municipal de Ensino (Sismen). Outro tema sob a responsabilidade da câmara é a elaboração do Plano de Metas do conselho para o biênio 2014-2015.

Eleições de direções

No final deste ano haverá eleições para diretores e vice-diretores das unidades de ensino municipais. Estes pleitos são regulados pela Lei 8280/93 e pelo Decreto 1292/05. Em breve a Secretaria Municipal de Educação (SME) possivelmente enviará ao legislativo uma proposta para alterar a lei.

O projeto deve seguir as Diretrizes e Princípios Orientadores para a Gestão Democrática definidas pelo CME para todo o sistema. Esta normatização vale para as escolas, Cmeis, CEIs da rede pública municipal, conveniadas e, inclusive, as instituições privadas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

O documento elaborado pela Câmara de Gestão e Sistema propõe limitar a reeleição em até dois mandatos consecutivos, permitindo mais mandatos se houver intervalos entre eles. Também promove a participação da comunidade escolar na gestão escolar, para fortalecer o controle social, a participação dos pais, estudantes, funcionários e professores.

CME

As reuniões do Conselho Municipal de Educação são realizadas em duas datas a cada mês. A próxima será nos dias 8 e 9 de abril, na sede do CME, à rua Dr. Roberto Barrozo, nºs 630 e 644, Bom Retiro, Curitiba. A entrada é aberta a todas as pessoas interessadas.

A Câmara de Gestão e Sistema também se reúne duas vezes ao mês. Agora em março realizou mais três reuniões extraordinárias.

Leave a Comment